‘Wall Of Champions’ GP do Canada e o famoso “Muro dos Campeões”

1
593

Olá, pessoal. Passando rapidinho para falar sobre uma curiosidade do GP do Canada, que neste ano completa 50 anos desde sua primeira edição.

Depois do nosso último encontro, onde conversamos um pouco sobre a experiência de Fernando Alonso na Indy em busca da Tríplice Coroa do Automobilismo (diga-se de passagem, com uma excelente atuação do espanhol na terra do Tio Sam) agora é a vez de um personagem famoso na F1: the ‘Wall Of Champions’ (em português, o Muro dos Campeões) – GP do Canada. Um “cara” duro e implacável (com o perdão do trocadilho rs) que não permite erros.

O circuito Gilles Villeneuve tem um traçado, aparentemente, simples, com longas retas e freadas fortes. Tudo o que um piloto de Fórmula 1 adora: acelerar a mais de 330 km/h e frear o mais dentro da curva possível.

Junte tudo isso a uma pista que é metade circuito permanente, metade pista de rua e que tem no final da volta uma chicane com zebras altíssimas que podem funcionar como uma rampa de lançamento para o muro. Boa combinação, não acham?

Leia também:

Fernando Alonso e a “Tríplice Coroa” do automobilismo

Em 1999 o famoso muro ainda não havia sido batizado, mesmo que antes já tivesse feito suas vítimas. Em uma corrida cheia de possibilidades o brasileiro Ricardo Zonta, então campeão do FIA GT e Fórmula 3000, foi o primeiro a estampar o muro, abandonando a prova em seguida.

Era pouco. Antes da bandeirada final, três campeões mundiais ainda deixariam a prova após baterem em nosso personagem de hoje.

Damon Hill, campeão mundial em 1996, Jacques Villeneuve, campeão em 1997 e Michael Schumacher, heptacampeão mundial (1994, 1995, 2000, 2001, 2002, 2003 e 2004), que abandonou o cockpit de sua Ferrari socando o volante e abrindo caminho para a vitória do finlandês Mika Häkkinen.

Desde então o muro de entrada da reta de chegada ganhou o nome de ‘Muro dos Campeões’.

Jacques Villeneuve no mudo dos campeões, GP do Canada
Jacques Villeneuve no mudo dos campeões: GP do Canada – (Foto da internet)
Michael Schumacher no muro dos campeões - GP do Canada
Michael Schumacher no muro dos campeões – GP do Canada: (Foto da Internet)

Vários “intrometidos” já se atreveram a deixar sua marca no muro sem a devida qualificação (rs). Amanhã serão 70 voltas passando a milímetros de distância do muro. Será que mais alguém deixará sua assinatura, sendo campeão ou não? Veremos.

Veja também uma volta virtual no circuito Gilles Villeneuve com Danilo Saes

1 COMMENT

  1. Oi Dani, Amei a matéria sobre o Muro dos Campeões, achei muito interessante e a volta virtual mostrando todo o circuito foi fantástica, nos deu a noção exata de como o piloto se sente . E você como piloto, arrasou na pista! É isso aí amigo, tudo que se faz com amor, sai perfeito. Continue mostrando o seu valor que um dia você chega lá!
    Um beijo no seu coração!

Deixe o seu comentário!

Please enter your comment!
Please enter your name here